<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d31012094\x26blogName\x3d\x27\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://viravento.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://viravento.blogspot.com/\x26vt\x3d-3594933548471650242', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

publicidade - Vira Vento -

segunda-feira


.
Vila esquimó de Umiujaq
Clima: Expedição portuguesa chega hoje ao Árctico.

público - 11.05.2009 - 08h43 Helena Geraldes



Dois cientistas portugueses chegam hoje à vila esquimó de Umiujaq, no Árctico Canadiano, para conhecer melhor de que forma as alterações climáticas estão a transformar o ambiente polar. João Canário e Marta Nogueira, investigadores do Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB - IPIMAR), vão juntar-se a outros dois investigadores canadianos e regressar ao Árctico, onde ficarão até dia 22.

"No ano passado estivemos em Kuujjuarapik, no Norte do Quebeque, a recolher dados numa situação de Inverno. Agora queremos ver o que acontece numa situação de Primavera e degelo", explicou João Canário ao PÚBLICO, antes da partida.

A campanha, liderada pelo canadiano Laurier Poissant, vai recolher amostras de neve, gelo, água e sedimentos. O objectivo é tentar perceber o que acontece aos poluentes acumulados no permafrost (solo permanentemente gelado) quando as temperaturas sobem e este começa parcialmente a derreter, formando lagos temporários com grandes concentrações de carbono e metano. "Queremos saber o que acontece com a fusão do gelo e da neve, que tendem a acumular poluentes. Estes poderão dispersar-se, infiltrar-se na água e entrar na cadeia alimentar", contou João Canário. Ou ainda acabar por concentrar-se na atmosfera e agravar as alterações climáticas.

Os actuais modelos sobre aquecimento global ainda não levam em conta a emissão dos gases com efeito de estufa da fusão do permafrost. "Trata-se de carbono que foi depositado nas camadas superiores (zero a um centímetro) há cerca de, pelo menos, 400 anos, e que agora está a ser libertado para a atmosfera", escreveram os investigadores aquando da missão anterior ao Ártico, em Abril de 2008.

Em Umiujaq vivem cerca de 300 pessoas. As casas foram construídas em cima do permafrost, que está a abater com a subida da temperatura. "As pessoas estão preocupadas por que o seu estilo de vida está a mudar. São pescadores ou caçadores. Não há condições para a agricultura. O que está a acontecer é que os animais de que dependem estão a escolher outras rotas", por causa do degelo.

.
para seguir os diários de campanha árctico 2oo9
.

posted by SCS
11.5.09

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai que orgulho!!!!!!!

Beijos ao Johnny!!!




J.

quarta-feira, maio 13, 2009  
Blogger Vira Vento said...

Babo tanto, nem imaginas :)
Babo, babo, pah, b-a-b-o.


E Pete Doherty?
Um sucesso?

*S.

quarta-feira, maio 13, 2009  
Blogger João said...

Ena ena ena.
Já sou conhecido :)
Obrigada minha grande pontuária :)
Beijo enorme.

segunda-feira, maio 18, 2009  
Blogger Vira Vento said...

Tu estás quase a receber um Globo D'Ouro!

Um momento.
Porque há mais.
Há mais!!
A tua fama prossegue,

http://www.ionline.pt/conteudo/5015-o-diario-bordo-dos-cientistas-portugueses-no-arctico-canadiano


Estás a ver!?
Babo.

terça-feira, maio 19, 2009  

Enviar um comentário

<< Home