.
Vila esquimó de Umiujaq
Clima: Expedição portuguesa chega hoje ao Árctico.
público - 11.05.2009 - 08h43 Helena Geraldes
Clima: Expedição portuguesa chega hoje ao Árctico.
público - 11.05.2009 - 08h43 Helena Geraldes
Dois cientistas portugueses chegam hoje à vila esquimó de Umiujaq, no Árctico Canadiano, para conhecer melhor de que forma as alterações climáticas estão a transformar o ambiente polar. João Canário e Marta Nogueira, investigadores do Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB - IPIMAR), vão juntar-se a outros dois investigadores canadianos e regressar ao Árctico, onde ficarão até dia 22.
"No ano passado estivemos em Kuujjuarapik, no Norte do Quebeque, a recolher dados numa situação de Inverno. Agora queremos ver o que acontece numa situação de Primavera e degelo", explicou João Canário ao PÚBLICO, antes da partida.
A campanha, liderada pelo canadiano Laurier Poissant, vai recolher amostras de neve, gelo, água e sedimentos. O objectivo é tentar perceber o que acontece aos poluentes acumulados no permafrost (solo permanentemente gelado) quando as temperaturas sobem e este começa parcialmente a derreter, formando lagos temporários com grandes concentrações de carbono e metano. "Queremos saber o que acontece com a fusão do gelo e da neve, que tendem a acumular poluentes. Estes poderão dispersar-se, infiltrar-se na água e entrar na cadeia alimentar", contou João Canário. Ou ainda acabar por concentrar-se na atmosfera e agravar as alterações climáticas.
Os actuais modelos sobre aquecimento global ainda não levam em conta a emissão dos gases com efeito de estufa da fusão do permafrost. "Trata-se de carbono que foi depositado nas camadas superiores (zero a um centímetro) há cerca de, pelo menos, 400 anos, e que agora está a ser libertado para a atmosfera", escreveram os investigadores aquando da missão anterior ao Ártico, em Abril de 2008.
Em Umiujaq vivem cerca de 300 pessoas. As casas foram construídas em cima do permafrost, que está a abater com a subida da temperatura. "As pessoas estão preocupadas por que o seu estilo de vida está a mudar. São pescadores ou caçadores. Não há condições para a agricultura. O que está a acontecer é que os animais de que dependem estão a escolher outras rotas", por causa do degelo.
.
4 Comments:
Ai que orgulho!!!!!!!
Beijos ao Johnny!!!
J.
Babo tanto, nem imaginas :)
Babo, babo, pah, b-a-b-o.
E Pete Doherty?
Um sucesso?
*S.
Ena ena ena.
Já sou conhecido :)
Obrigada minha grande pontuária :)
Beijo enorme.
Tu estás quase a receber um Globo D'Ouro!
Um momento.
Porque há mais.
Há mais!!
A tua fama prossegue,
http://www.ionline.pt/conteudo/5015-o-diario-bordo-dos-cientistas-portugueses-no-arctico-canadiano
Estás a ver!?
Babo.
Enviar um comentário
<< Home